Buscar
  • Dr. Ítalo Maciel

Como medir a pressão arterial corretamente em casa

Atualizado: 21 de Out de 2018



Medir a pressão em casa é muito fácil! Apesar disso, muitas pessoas nunca mediram a pressão na vida! Inclusive há pessoas que tomam remédio para hipertensão e passam meses sem aferir a pressão em casa, esperando pela consulta de rotina!


Hoje em dia, é muito fácil encontrar em farmácias, na internet e até em supermercados aparelhos digitais de fácil manuseio e baixo custo para medir a pressão em casa.


O diagnóstico de hipertensão arterial requer medidas repetidas da pressão para confirmar se ela é realmente alta. Muitas vezes, é necessário recorrer a exames tipo MAPA de 24 horas (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) para afastar casos de hipertensão do jaleco branco.


Nas consultas de rotina ou check up, o médico deve sempre medir a pressão arterial do paciente, de preferência 2 vezes durante a consulta.


Se você não sabe quando se deve iniciar uma rotina de visitas periódicas ao cardiologista, leia esse artigo.


Por outro lado, há pessoas que medem excessivamente a pressão, até de forma obsessiva.


Eu sempre digo aos meus pacientes hipertensos que meçam a pressão apenas uma vez ao dia, de preferência sempre no mesmo horário. Caso não estejam se sentindo bem, meçam novamente. Mas não fiquem paranóicos medindo a pressão o tempo todo, pois isso gera ansiedade e, consequentemente, aumento da pressão!


Saber a maneira correta de medir a pressão é muito importante. E é sobre isso que eu quero falar nesse artigo.


Passo-a-passo de como medir corretamente a pressão:


1. Fique em repouso por 3 a 5 minutos em ambiente calmo.


2. Certificar-se de que NÃO:

- Está com a bexiga cheia;

- Praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos;

- Ingeriu café ou alimentos nos 30 minutos anteriores;

- Está alcoolizado;

- Fumou nos 30 minutos anteriores.


3. Posicionamento:

- Você deve estar sentado, com as pernas descruzadas, os pés apoiados no chão, as costas apoiadas no encosto da cadeira e relaxado;

- O braço deve estar na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e as roupas não devem garrotear (apertar) o braço.


4. Não fale durante a medição.


5. Se der erro, aguarde 1 minuto antes de medir novamente no mesmo braço ou mude de braço.


Se sua pressão der muito alta, tente se tranquilizar, relaxar um pouco mais e meça-a novamente uns 30 minutos após. Vale até tomar um chá de camomila, deitar-se confortavelmente, ouvir uma música relaxante, etc.


Se após essas medidas, sua pressão continuar alta, procure um serviço de emergência ou, se possível, contacte seu médico.



Se você gostou do que leu e acha que esse artigo pode ajudar mais pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais!

654 visualizações0 comentário